MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 20 de setembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 6320
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Cupa de Lucius Iulius Fuscus
Grupo Cultural:
Romano
Datação:
I d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 39; largura: 44; comprimento: 81;
Descrição:
Cupa em mármore róseo, alisado em todas as faces e provido de faixas laterais salientes junto à base. Apresenta inscrição num dos topos e encontra-se escavada por baixo. Estas tampas tumulares assentavam, habitualmente, sobre caixas calcárias paralelepipédicas e monolíticas colocadas sobre o solo e destinadas a receber as cinzas e o restante espólio funerário, assemelhando-se o conjunto a uma pequena construção coroada por abóbada de volta perfeita (cfr. reconstituições in Cardim Ribeiro, 1982-83, p. 282 e 290, figs. 47 e 52); quanto à lápide em análise, diz-nos Leite de Vasconcellos ter sido informado que "por baixo dela havia alvenaria - certamente o caixão sepulcral". A inscrição ocupa um dos topos do cipo e apresenta uma paginação tendencialmente alinhada à esquerda, embora condicionada, na linha 1, pela própria curvatura lateral da face epigrafada. (JCR) L(ucius) IVLIVS. FVS/CVS.H(ic) .S(itus) . E(st) / IVLIA . FESTA. / FIL(ia) . F(aciendum) . C(uravit) // Lucius Fuscus está aqui sepultado. Iulia Festa, a filha, mandou fazer. Epitáfio de um homem identificado através de trianomina latinos - Lucius Iulius Fuscus -, mas sem indicação de filiação e de tribo; trata-se, muito possivelmente, de um liberto. Sua filha, Iulia Festa - que ostenta também apenas antropónimos latinos -, mandou fazer o monumento e gravar a inscrição.
Incorporação:
Compra - Compra do Director do Museu Dr. Leite de Vasconcelos
Proveniência:
Caparide
Origem / Historial:
Encontrada aquando da excursão de Leite de Vasconcelos com o sr. Leandro de Mello a Caparide em 9 de Junho de 1895. Foi encontrada no campo chamado de "Goilão" contíguo a Caparide.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica