MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 22 de julho de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 6320
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Cupa de Lucius Iulius Fuscus
Grupo Cultural:
Romano
Datação:
I d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 39; largura: 44; comprimento: 81;
Descrição:
Cupa em mármore róseo, alisado em todas as faces e provido de faixas laterais salientes junto à base. Apresenta inscrição num dos topos e encontra-se escavada por baixo. Estas tampas tumulares assentavam, habitualmente, sobre caixas calcárias paralelepipédicas e monolíticas colocadas sobre o solo e destinadas a receber as cinzas e o restante espólio funerário, assemelhando-se o conjunto a uma pequena construção coroada por abóbada de volta perfeita (cfr. reconstituições in Cardim Ribeiro, 1982-83, p. 282 e 290, figs. 47 e 52); quanto à lápide em análise, diz-nos Leite de Vasconcellos ter sido informado que "por baixo dela havia alvenaria - certamente o caixão sepulcral". A inscrição ocupa um dos topos do cipo e apresenta uma paginação tendencialmente alinhada à esquerda, embora condicionada, na linha 1, pela própria curvatura lateral da face epigrafada. (JCR) L(ucius) IVLIVS. FVS/CVS.H(ic) .S(itus) . E(st) / IVLIA . FESTA. / FIL(ia) . F(aciendum) . C(uravit) // Lucius Fuscus está aqui sepultado. Iulia Festa, a filha, mandou fazer. Epitáfio de um homem identificado através de trianomina latinos - Lucius Iulius Fuscus -, mas sem indicação de filiação e de tribo; trata-se, muito possivelmente, de um liberto. Sua filha, Iulia Festa - que ostenta também apenas antropónimos latinos -, mandou fazer o monumento e gravar a inscrição.
Incorporação:
Compra - Compra do Director do Museu Dr. Leite de Vasconcelos
Proveniência:
Caparide
Origem / Historial:
Encontrada aquando da excursão de Leite de Vasconcelos com o sr. Leandro de Mello a Caparide em 9 de Junho de 1895. Foi encontrada no campo chamado de "Goilão" contíguo a Caparide.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica