MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 5246
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Berrão
Datação:
I d.C. - III d.C. - Idade do Ferro (Castrejo) - Época Romana
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 50; largura: 38; comprimento: 117;
Descrição:
Escultura monolítica representando um porco, em granito. Corpo curto e atarracado, muito mutilado quer nos membros, de que restam apenas pequenas porções, quer na ponta do focinho. Apresenta espinhaço ou crista raquidiana muito larga, a todo o comprimento do dorso, com uma depressão em curvatura. As orelhas são diferenciadas: a da esquerda é saliente e foi parcialmente quebrada e a da direita é formada por cordão saliente elíptico. Apresenta ânus assinalado, em nítida e polida covinha cónica; por cima deste uma cauda enrolada e retorcida como é frequente nos porcos. Esta escultura representa um espécime masculino, como o demonstra a representação das bolsas testiculares, embora parcialmente mutiladas.
Incorporação:
Doação - Obtido pelo Padre José Augusto Tavares
Proveniência:
Cabanas de Baixo.
Origem / Historial:
O Padre José Augusto Tavares deu notícia da existência de seis figuras de granito, representando porcos, no volume da publicação "O Arqueólogo Português" de 1895, salientando a importância da sua permanência no Museu Etnológico ou em qualquer outro, de modo a garantir uma melhor conservação. Mais tarde foram obtidas por aquele, e oferecidas ao Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica