MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 27 de novembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 5246
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Berrão
Datação:
I d.C. - III d.C. - Idade do Ferro (Castrejo) - Época Romana
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 50; largura: 38; comprimento: 117;
Descrição:
Escultura monolítica representando um porco, em granito. Corpo curto e atarracado, muito mutilado quer nos membros, de que restam apenas pequenas porções, quer na ponta do focinho. Apresenta espinhaço ou crista raquidiana muito larga, a todo o comprimento do dorso, com uma depressão em curvatura. As orelhas são diferenciadas: a da esquerda é saliente e foi parcialmente quebrada e a da direita é formada por cordão saliente elíptico. Apresenta ânus assinalado, em nítida e polida covinha cónica; por cima deste uma cauda enrolada e retorcida como é frequente nos porcos. Esta escultura representa um espécime masculino, como o demonstra a representação das bolsas testiculares, embora parcialmente mutiladas.
Incorporação:
Doação - Obtido pelo Padre José Augusto Tavares
Proveniência:
Cabanas de Baixo.
Origem / Historial:
O Padre José Augusto Tavares deu notícia da existência de seis figuras de granito, representando porcos, no volume da publicação "O Arqueólogo Português" de 1895, salientando a importância da sua permanência no Museu Etnológico ou em qualquer outro, de modo a garantir uma melhor conservação. Mais tarde foram obtidas por aquele, e oferecidas ao Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica