MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
51233
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Cerâmica
Name:
Taça tipo Cástulo de estilo ático de verniz negro
Date / Period:
450 BC - 425 BC - Idade do Ferro
Material:
Cerâmica
Technique:
Torno rápido
Measurments (cm):
height: 4,9 cm; diameter: 15,5;
Description:
Taça de tipo Cástulo, de cerâmica grega ática de verniz negro. Apresenta lábio côncavo na superfície externa. Ressalto na parede interna, marcando a ligação do lábio à parede. Fundo externo em reserva com um ponto central limitado por um pequeno círculo pintado. Face externa do pé em reserva. Duas asas horizontais. A área inferior das asas em reserva (AMA).
Incorporation:
Achado - Intervenção Arqueológica sob direcção do Museu
Provenance:
Azougada
Origin / History:
O Castro da Azougada foi descoberto em finais do século XIX, mas foi apenas por volta de 1943 que se iniciaram as intervenções arqueológicas: "Em meu favor digo que a descoberta do Castro não foi para mim ocasional: pela conjugação de vários factores (...) O onomástico despertou o meu interesse (...) Bastava só a toponímia da Azougada para supor o povoamento pré-histórico daquelas herdades. Observei, também, que a topografia daquelas margens do Ardila concorda em absoluto com a toponímia: distribuição ao longo do citado rio mostrava-me a esplêndida posição estratégica destes velhos lugares fortificados (...) Foram importantes as informações transmitidas por antiquários e camponeses que dizem que se extraía da Mina da Azougada o cinábrio, razão pela qual o sítio tomou o nome de Azougada. Em terras da Azougada apareceram sepulturas com espadas e facas largas de ferro, e vasos de barro" (Fragoso de Lima). O espólio encontrado foi recolhido no Museu Municipal de Moura, posteriormente parte dele foi depositado no actual MNA, sob a orientação do Dr. Manuel Heleno, director do Museu. Para além das sepulturas encontraram-se vestígios de fortificações e casas. Este sítio foi tradicionalmente denominado de Castro da Azougada e assim foi referido na bibliografia mais antiga. Contudo investigações mais recentes levaram alguns autores (Mário Varela Gomes e Ana Sofia Antunes) a rever aquela caracterização, atribuindo-lhe uma nova funcionalidade - a de um santuário. O espólio deste sítio depositado no MNA passará deste modo a ser referido unicamente por Azougada.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits