MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 9 de dezembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
123 / 18
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A Última Ceia / Teto / Capela
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Lamego
Centro de Fabrico:
Lamego - Portugal
Datação:
XVII d.C. - XVIII d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 62; largura: 55,5;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira de caixotão que integra o teto da capela de São João Evangelista, cuja temática alude às vsiões do santo na ilha de Patmos. Representação da Última Ceia. Jesus, com grande resplendor, situa-se ao centro da composição, sentado, apoiando São João que inclina a cabeça sobre o Seu peito. Os outros apóstolos distribuem-se à sua volta, tendo ao centro uma mesa de configuração circular coberta por toalha sobre a qual se distribuem pães e, ao centro, travessa com pequeno animal (lebre). Do teto pendem dois candeeiros que ladeiam Cristo. Enquadramento da cena em espaço interior, tendo de cada lado duas colunas sobre base alteada e por detrás porta (nicho?).
Incorporação:
Transferência - Proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego
Origem / Historial:
Apóstolo predilecto de Jesus, em cujo peito inclinou a cabeça na última cena e que acompanhou ao calvário. Escreveu o quarto evangelho e o Apocalipse. Morreu muito velho em Éfeso no ano 100. Veste túnica talar e o manto dos demais apóstolos. Algumas vezes com a casula sacerdotal. Geralmente imberme e jovem por ter sido o mais novo dos apóstolos. Seu atributo pessoal é um coração com um copo? com uma serpente alada. Também o vemos com a palma do martírio ou com um caldeirão de azeite de que saiu imune. No século XVIII tem um pássaro na mão. algumas vezes acompanha o dragão das sete cabeças. Como evangelista acompanha-o a águia e objectos de escrever.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica