MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
122/31
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Aparição de Cristo a Maria Madalena
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Lamego
Datação:
XVII d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 83,3; largura: 69,8;
Descrição:
A pintura integra o vasto programa pictórico que anima a capela de São João Batista. O presente exemplar situa-se num dos registos superiores da parede lateral esquerda. Representação da Aparição de Cristo a Madalena "Noli me tangere" (não me toques), Marcos, 16:9; João, 20:14-18. O suplemento do Evangelho de Marcos precisa que Cristo ressuscitado apareceu primeiro a Maria Madalena, a mais fervente e mais amada dos seus discípulos: «María Magdalena se quedó junto al monumento, fuera, llorando. Mientras lloraba se inclinó hacia el monumento (...), se volvió y vio a Jesús que estaba allí, pero no conoció que fuese Jesús. Díjole Jesús: Mujer, por qué lloras? A quién buscas?, Ella, creyendo que era el hortelano, le dijo: Señor, si le has llevado tú, dime dónde le has posto, y yo le tomaré». Jesús se dio a conocer, y le dijo: «no me toques, porque aún no he subido al Padre; pero ve a mis hermanos y diles: Subo a mi Padre (...)». (Réau, Tomo 1/vol.2, p.579) Em primeiro plano, Cristo afasta com as mãos Maria Madalena que estica os braços até Ele para que não lhe toque. Cristo, à direita, usa uma túnica comprida rosa e um manto escuro traçado à cintura. De cabeça inclinada para baixo, olha em direção de Madalena, ajoelhada a alguma distância. Maria Madalena surge representada com apurada delicadeza; de belo rosto é reconhecível pela farta cabeleira ruiva, adornada com diversos enfeites, que lhe cai solta pelas costas e peito. Usa uma túnica curta de tom rosa, cingida à cintura por uma fita preta que deixa visível os punhos e gola de uma camisa branca, que usa sob uma veste preta e uma primeira saia comprida. A indumentária é complementada por um manto azul de fímbria dourada. Aos seus pés, figura o recipiente dos perfumes que levava ao túmulo. Fundo paisagístico, interrompido, à esquerda, por uma mancha negra que sugere uma rocha e na qual se rasga uma abertura através da qual se vêem, parcialmente, os anjos brancos, que anunciaram às santas mulheres a Ressurreição de Cristo, sentados sobre o sepulcro vazio.
Incorporação:
Transferência - (Mosteiros extintos) Mosteiro das Chagas de Lamego.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica