MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
989.20.1
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Artefactos ideotécnicos
Denominação:
Thymiaterion
Autor:
Desconhecido
Grupo Cultural:
Período Orientalizante
Datação:
VII a.C. - VI a.C. - Idade do Ferro
Matéria:
Bronze
Técnica:
Fundição
Dimensões (cm):
altura: 21; diâmetro: 11,2;
Descrição:
Queimador ritual composto por duas peças: recipiente de forma troncocónica e bordo horizontal, sobre um suporte de sépalas sustentado por um trípode, e tampa troncocónica com sete perfurações triangulares rematada por uma figura de touro deitado. Ambas as peças são fundidas e o trípode não conserva os pés, entretanto reconstituídos. Esta peça representa uma evolução de um protótipo provavelmente cipriota, difundido por todo o Mediterrâneo. O recipiente relaciona-se particularmente com duas peças (Castulo e outra conservada em Baltimore) datáveis provavelmente da primeira metade do séc. VII a.C. ainda que esta forma de recipiente, por vezes dupla, estivesse em uso por largo tempo, pelo menos até ao séc. VI a.C. O seu pé trípode, ao contrário, relaciona-se especialmente com o exemplar proveniente de Despeñaperros, e mais remotamente, com os protótipos orientais deste. A tampa, por sua vez, deve relacionar-se com as outras peças deste grupo de queimadores.
Incorporação:
Compra - Compra de Leite de Vasconcelos
Proveniência:
Castelo Velho de Safára
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Foi adquirido por Leite de Vasconcelos em 1896 por 30.000$ ao Juiz Bernardo de Albuquerque Silva e Amaro, que lhe disse ter aparecido junto a Safara, Moura. (conforme arquivo de correspondência de JLV, com cópias no processo 0479)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica