MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 23 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 646
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Anel de ouro e pérolas
Datação:
XVI d.C. - XVII d.C. - Idade Moderna
Matéria:
Ouro e pérolas
Técnica:
Fundido
Dimensões (cm):
altura: 2,4; espessura: aro:0,3; diâmetro: 1,9;
Descrição:
Anel de aro de secção biconvexa na parte inferior (cerca de 2/5), alargando progressivamente para a parte superior, onde forma mesa quadrilobada. A face externa do aro é decorada por minúsculas volutas. Um friso perlado circunda os bordos da mesa, onde se encontram quatro pérolas esféricas dispostas em losango, perfuradas e fixas por espigão rebatido. No topo, sobre o conjunto das pérolas, dispõe-se, ao centro, uma flor de oito pétalas, quatro das quais são alongadas e curvadas para baixo, preenchendo o espaço entre as pérolas. (M.A.F.)
Incorporação:
Doação - António de Oliveira Salazar a Bustorff Silva
Proveniência:
Desconhecido
Origem / Historial:
Pertencente à colecção de peças arqueológicas propriedade de António Júdice Bustorff da Silva que a doou ao Estado Português, por intermédio de António de Oliveira Salazar, de quem era amigo. Através de despachos, respectivamente do Secretário de Estado do Tesouro, de 24 de Março de 1969, e do Ministro da Educação Nacional, de 3 de Abril de 1969, a colecção é formalmente aceite pelo Estado, dando, acto contínuo, entrada no Museu Nacional de Arqueologia, requisito que constituia uma das condições de doação da colecção.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica