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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AK.869
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Adorno de cabeça
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
ilha Formosa, Arquipélago de Bijagós, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Bijagós
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, fibras vegetais, policromia.
Dimensões (cm):
largura: 57;
Descrição:
Adorno de cabeça figurando uma cabeça de tubarão martelo estilizada, pintado na face superior de preto, com dois paineis quadrados em branco, um de cada lado, com uma figura de tubarão martelo no centro, levemente em relevo. A face inferior é pintada de vermelho, com dois pequenos triângulos em branco, um de cada lado. A meio, na base da cabeça, pendem franjas de algodão e ráfia, e tiras de folha de palma; em cima, também a meio, tem uma decoração de tiras de palma e uma bandeira portuguesa de papel ladeada por duas palmas recortadas.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Ancadaque, Ilha Formosa, Arquipélago de Bijagós, Guiné-Bissau
Origem / Historial:
Utilizada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
 
     
     
   
     
     
     
 
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