MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
10.4 Div MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Porta-Mapas / Peças da farda D. Pedro IV
Autor:
Desconhecido
Datação:
1820 d.C. - 1832 d.C.
Matéria:
Couro preto, metal dourado
Dimensões (cm):
altura: 24,8 ; largura: 21 ; profundidade: 17;
Descrição:
Bolsa em couro preto, de formato trapezóidal, suspensa por várias tiras do mesmo material. A face principal, é coberta por uma pála. Sobre a pála, ao centro, aplicação em metal dourado, representando as insígnias da arma de "Caçadores 5": sobre um laurel (constituído por dois ramos cruzados, um de louro, outro de oliveira) uma corneta; sobre a corneta, um laço com duas pontas, encimado pela corôa real; no espaço entre as duas pontas do laço, um V (numeração romana). Na parte inferior desta pála, os cantos são arredondados e um ligeiro recorte forma bico ao centro. Lateralmente a bolsa forma fole. Na parte posterior estão aplicadas as tiras de couro para suspensão da peça. No interior, a abertura apresenta um corte semi-circular.
Incorporação:
Doação - Doação da Duquesa de Bragança, a Senhora D. Amélia Augusta, ao Museu Portuense
Origem / Historial:
Esta peça, está inventariada juntamente com o "óculo" e o "chapéu armado" (nº 10 Div MNSR) que pertenceram a D. Pedro IV e foram doadas ao Museu Portuense por Sua Magestade Imperial a Senhora Duquesa de Bragança D. Amélia, a pedido de João Baptista Ribeiro (doc. citado na bibliografia: Viana, "Os Museus do Porto no Século XIX"). As peças referidas aparecem na "Relação dos objectos existentes no Museu Nacional de Soares dos Reis, pertencentes ao Estado", (no capítulo "Diversos"), datada de 1 de Novembro de 1932 e assinada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica