MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, April 25, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
42079
Supercategory:
Arte
Category:
Fotografia
Name:
Príncipe Leopoldo de Hohenzollern- Sigmaringen (1835-1905)
Manufacture Center:
Lisboa
Material:
Papel fotográfico. (Moldura original em veludo azul, vidro e filetes de bronze dourado trabalhado).
Technique:
Espécie fotográfica positiva, ampliada e retocada.
Measurments (cm):
height: 26 cm; width: 20 cm;
Description:
Retrato de estúdio. Busto. Fardado. Leopoldo Estêvão Carlos António Gustavo Eduardo Tassilo de Hohenzollern-Singmaringen nasceu a 22 de setembro de 1835 em Krauchenweis na Prússia. Era o filho mais velho da princesa Josefina de Baden e de Karl Anton, príncipe de Hohenzollern; era irmão do rei Carol I da Roménia e da Rainha D. Estefânia de Portugal e pai do futuro rei Fernando da Roménia. Em 1861 o Príncipe de Hohenzollern casou com a Infanta Maria Antónia de Bragança, filha da rainha D. Maria II de Portugal e do rei consorte Fernando II, de quem teve três filhos. Na sequência da Revolução de 1868 que depôs a rainha Isabel II de Espanha, Leopoldo foi instado pelo chanceler Otto von Bismark a aceitar o trono espanhol o que relutantemente ponderou aceitar, mas que posteriormente se viria a rejeitar devido à reacção negativa de Napoleão III de França que via nisto uma ameaça. Esta questão e as exigências francesas estariam na base da Guerra Franco Prussiana de 1871, que levaria à queda de Napoleão III, ao início da III República Francesa e à Unificação da Alemanha. Morreu em Berlim a 8 de junho de 1905.
Incorporation:
Transferência - Casa Real
Origin / History:
Registo deste conjunto de retratos do “Arrolamento Judicial dos Bens Existentes no Palácio Nacional da Ajuda” (1910-1913): P”118 (2116v e 2117) “Quinze molduras ovaes, de veludo azul, armando em cavallete. Guarnições de metal cinzelado, dourado, e uma argola em cima. Guarnecidas de couro verde por traz, com o,38 de A. E =,31 de L., contendo , uma, o retrato de D. Marianna com um filho ao collo, outra, D. Antonia, outra D. Augusto, outra, D. Pedro V, e outra D. João, da Casa de Bragança, outra o principe Napoleão, outra a princesa Clotilde, sua mulher, outra, D. Maria Pia, outra o rei Humberto, e outra, talvez, da mesma senhora, mais nova, outra d’uma senhora de idade, vendo um álbum, e outra um rapaz novo, ao que parece da mesma família.”
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits