MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 18 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
42077
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Príncipe Tomás de Sabóia, Duque de Génova (1854-1931)
Centro de Fabrico:
Lisboa
Matéria:
Papel fotográfico. (Moldura original em veludo azul, vidro e filetes de bronze dourado trabalhado).
Técnica:
Espécie fotográfica positiva, ampliada e retocada.
Dimensões (cm):
altura: 26,2; largura: 19,8;
Descrição:
Retrato de estúdio. Busto. Criança. Tomás de Sabóia-Génova (1854-1931), Tommaso Alberto Vittorio, 2º Duque de Génova, nasceu no Palácio Chiablese em Turim a 6 de feveriro de 1854. Foi o segundo filho do Príncipe Fernando de Sabóia, 1º Duque de Génova e de sua mulher a Princesa Isabel da Saxónia. Era sobrinho do Víctor Emanuel II, 1º rei de Itália, e irmão da Rainha Margarida, casada com o rei Humberto de Itália de quem era primo dirieito. Órfão de pai com um ano de idade, foi educado em Inglaterra. Em 1883 casou no Palácio de Nymphenburg com a Princesa Maria Isabel da Baviera, com quem teve seis filhos. Durante a 1ª Guerra Mundial o seu sobrinho, rei Víctor Manuel III, designou-o como seu lugar-tenente para a gestão dos assuntos civis do reino. Morreu em Turim a 5 de abril de 1931, com 77 anos.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Registo deste conjunto de retratos do “Arrolamento Judicial dos Bens Existentes no Palácio Nacional da Ajuda” (1910-1913): P”118 (2116v e 2117) “Quinze molduras ovaes, de veludo azul, armando em cavallete. Guarnições de metal cinzelado, dourado, e uma argola em cima. Guarnecidas de couro verde por traz, com o,38 de A. E =,31 de L., contendo , uma, o retrato de D. Marianna com um filho ao collo, outra, D. Antonia, outra D. Augusto, outra, D. Pedro V, e outra D. João, da Casa de Bragança, outra o principe Napoleão, outra a princesa Clotilde, sua mulher, outra, D. Maria Pia, outra o rei Humberto, e outra, talvez, da mesma senhora, mais nova, outra d’uma senhora de idade, vendo um álbum, e outra um rapaz novo, ao que parece da mesma família.”
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica