MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
42074
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Amadeu de Sabóia, Duque d'Aosta (1845-1900)
Centro de Fabrico:
Lisboa
Matéria:
Papel fotográfico. (Moldura original em veludo azul, vidro e filetes de bronze dourado trabalhado).
Técnica:
Espécie fotográfica positiva, ampliada e retocada.
Dimensões (cm):
altura: 26,1 cm; largura: 20,1 cm;
Descrição:
Retrato de estúdio. Busto. Fardado com o uniforme da Brigada Piemonte. Amadeu de Sabóia, Duque d’Aosta (1845-1890), foi rei de Espanha de 1871 a 1873. Nasceu em Turim a 30 de maio de 1845. Foi o 3º filho do rei Vítor Emanuel II e de sua mulher, a arquiduquesa Adelaide da Áustria, sendo conhecido como Duque d’Aosta. Era irmão do rei Humberto I de Itália e de Maria Pia de Sabóia, rainha consorte de Portugal. Foi eleito rei de Espanha após a deposição de Isabel II. A sua eleição coincidiu com o assassinato do seu principal apoiante, o general Juan Prim, tendo o seu curto reinado sido marcado por grande instabilidade política, revoltas carlistas, crescimento do movimento republicano e do movimento separatista de Cuba. Vê-se forçado a abdicar a 11 de fevereiro de 1873, tendo nessa mesma noite sido proclamada a 1ª república espanhola, que apenas duraria um ano. O Duque d’Aosta casou em primeiras núpcias com Maria Vitória del Pozzo, princesa del Pozzo della Cisterna (1847-1876) a 30 de maio de 1867, estando presente a irmã Rainha D. Maria Pia que para tal se deslocou a Turim. O casal teve teve três filhos: Emanuel Filiberto, 2º Duque d’Aosta; Vítor Emanuel, Conde de Turim; e Luís Duque de Abruzzi, montanhista e explorador. Depois da morte de sua primeira mulher casou em 1888 com Maria Letícia Bonaparte (1866-1926), sua sobrinha (filha da sua irmã Clotilde de Sabóia e do Príncipe Napoleão ), vinte e dois anos mais nova, de quem teve um filho, Humberto, Duque de Salemi, morto em 1918 na Primeira Guerra Mundial. Morreu emTurim, a 18 de janeiro de 1890, com 44 anos. Está sepultado na Basílica de Superga.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Registo deste conjunto de retratos do “Arrolamento Judicial dos Bens Existentes no Palácio Nacional da Ajuda” (1910-1913): P”118 (2116v e 2117) “Quinze molduras ovaes, de veludo azul, armando em cavallete. Guarnições de metal cinzelado, dourado, e uma argola em cima. Guarnecidas de couro verde por traz, com o,38 de A. E =,31 de L., contendo , uma, o retrato de D. Marianna com um filho ao collo, outra, D. Antonia, outra D. Augusto, outra, D. Pedro V, e outra D. João, da Casa de Bragança, outra o principe Napoleão, outra a princesa Clotilde, sua mulher, outra, D. Maria Pia, outra o rei Humberto, e outra, talvez, da mesma senhora, mais nova, outra d’uma senhora de idade, vendo um álbum, e outra um rapaz novo, ao que parece da mesma família.”
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica