MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
16974
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Anforeta
Datação:
XII d.C. - XIII d.C. - Idade Média - Contexto Islâmico
Matéria:
Cerâmica
Dimensões (cm):
altura: 18,5; diâmetro: base: 5,5;;
Descrição:
Anforeta de cerâmica, coberta de engobe beige claro na face exterior. Mostra base circular plana, corpo ovóide, colo baixo e estreito de forma cilíndrica, boca esvasada com bordo biselado. No bojo apresenta decoração de caneluras horizontais e paralelas entre si. Pasta beige clara, homogénea e bem depurada.
Incorporação:
Doação - Legado de Estácio da Veiga
Proveniência:
Silves.
Origem / Historial:
Em 1877, no decorrer da elaboração da Carta Arqueológica do Algarve, Estácio da Veiga procedeu a escavações arqueológicas neste sítio. Recolheu um conjunto significativo de materiais que fizeram parte do Museu Arqueológico do Algarve, e em 1894 foram integrados no actual Museu Nacional de Arqueologia, por decreto de 20 de Dezembro de 1893 do Ministro Bernardino Machado, conforme "O Arqueólogo Português, série 1, vol. VII, 1903. Outra parte da colecção de Estácio da Veiga foi comprada pelo Estado à família e incorporada igualmente no Museu Nacional de Arqueologia. Esta peça encontrava-se em proveniência desconhecida, mas consta do espólio fotográfico de Estácio da Veiga, em arquivo no MNA, como proveniente de Silves.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica