MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de abril de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
15059
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Instrumentos e utensílios
Denominação:
Tear de tabuinha
Grupo Cultural:
Almorávida/ Almóada
Datação:
XII d.C. - XIII d.C. - Idade Média - Contexto Islâmico
Matéria:
Osso
Técnica:
Talhe, polimento
Dimensões (cm):
altura: 6,1; largura: 3,5;
Descrição:
Tear de tabuinha de osso sobre placa de forma triangular, incompleta. A placa tem seis orifícios circulares de diâmetro de 5 mm e ainda dois orifícios mais pequenos. Tem a função do liço de tear e serve para tecer tiras estreitas para enfeitar o vestuário ou apetrechos de arreio (cilhas). Para produzir tiras de várias cores utiliza-se vários teares de tabuinha em simultâneo. Este tear de tabuinha de osso, bastante frágil em função do material de que é feito, seria usado na tecelagem de lã ou linho. Trata-se de um utensílio de trabalho elementar que permitia a produção de têxteis enquadrada na economia doméstica mesmo em meios rurais. Os trabalhos de tecelagem eram habitualmente executados no inverno, numa época de menos afazeres agrícolas. Diversos utensílios de fiação e tecelagem como fusos, cossoiros, rocas etc. surgem com frequência em sítios islâmicos dos níveis correspondentes aos séculos XII/XIII, testemunhando a importância deste sector económico. Peça selecionada para figurar na exposição temporária "Portugal Islâmico" a realizar no MNA em 1998.
Incorporação:
Outro - -
Proveniência:
Desconhecido.
Origem / Historial:
Tear de tabuinha de proveniência desconhecida. Pertenceu à colecção de antiguidades de Júdice dos Santos, conhecido coleccionador algarvio. É de admitir que provenha do Algarve.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica