MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
77 Our MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Bule
Autor:
Negreiros, João Rodrigues da Costa
Centro de Fabrico:
Porto, Portugal
Datação:
1768 d.C. - 1784 d.C.
Matéria:
Prata; madeira
Técnica:
Repuxagem, fundição, gravação e cinzelagem
Dimensões (cm):
altura: 30,4; largura: 32,9;
Descrição:
Bule piriforme invertido alteado com uma cercadura na base de elementos relevados e cinzelados - flores, volutas e ramagens, estas últimas estendem-se até à orla orla ajudando a quebrar a circularidade da base. Bojo decorado com caneluras onduladas em alternância nas duas faces, separadas por dois círculos. Parte superior relevada com elementos arquitetónicos, flores, volutas, festões e na zona de onde parte o bico, motivos de rocalhas. Bico com decoração relevada de caneluras e rocalhas. Tampa campaniforme amovivel a rematar em pináculo, ornamentada por uma cercadura de folhagem na orla e conjuntos florais descendentes. Asa de madeira trabalhada em curva e contracurva, com a parte superior decorada com folhagem de acanto que se repete na zona de junção com o bojo.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Mitra do Porto
Origem / Historial:
Através da publicação da "Lei da Separação do Estado da Igreja", datada de 20 de Abril de 1911, os bens da Igreja foram arrolados pelo Estado, constituindo-se este como regulador do seu destino. Neste sentido, instalou-se no Porto uma Comissão Jurisdicional dos Bens das Extintas Corporações Religiosas que, na sequência da sua acção, considerou de merecimento artístico para qualquer futuro Museu, o conjunto de peças do Paço Episcopal. Em 1915, a Câmara do Porto propôs o aluguer do Paço para aí instalar o seu Museu. Através do "Auto de Entrega do Edifício do antigo Paço Episcopal à Câmara Municipal do Porto" com data de 20 de Dezembro do mesmo ano foi não só efectuado o respectivo aluguer do edifício, mas também a entrega em regime de depósito de todo o seu recheio. Anos mais tarde, o Decreto nº 21.504 de 25 de Julho de 1932, ao reorganizar o Museu Soares dos Reis e ao elevá-lo à categoria de Museu Nacional, veio permitir a Vasco Valente, seu Director, a tranferência dos objectos que pertenceram à Mitra do Porto e encorporá-los definitivamente no acervo deste Museu. Desta transferência informam-nos o "Auto de Entrega dos Objectos que estavam em poder do Senhor Director do Museu Municipal do Porto, Pertencentes ao Antigo Paço Episcopal, ao Senhor Director do Museu Nacional de Soares dos Reis", com data de 3 de Março de 1932, e o "Auto de Entrega dos Objectos Constituindo Património do Estado que Estavam em Poder do Senhor Director do Museu Municipal do Porto ao Snr. Director do Museu Nacional de Soares dos Reis", de 31 de Agosto de 1938.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica