MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
42067
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Bandolim
Centro de Fabrico:
Nápoles, Itália
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira de Spruce, ébano, madrepérola, metal, prata (?)
Dimensões (cm):
altura: 57,5;
Descrição:
Bandolim de quatro cordas duplas, cabeça de cravelhame lisio com cravelhas metálicas laterais (não originais), é forrado de tartaruga e tem uma faixa central de embutidos florais em madre pérola. Do lado posterior tem uma chapa metálica; prata ? com as iniciais " I D I M" gravadas que poderá corresponder à Infanta D. Isabel Maria. Braço com ponto chapeado de tartaruga e moldura de marfim com dez trastos metálicos embutidos, tem mais três trastos sobre o tampo. O lado posterior do braço é em faixas verticais de marfim e ébano. Tampo de spruce de veio homogénio circundado por filete de marfim. A abertura sonora é circular com moldura de embutidos florais de madre pérola, guarda unhas em tartaruga, ponto e cavalete de ébano. Tem por baixo do cavalete um florão em madre pérola . Os quatro botões para prisão das cordas são em marfim. Costas periformes de 21 aduelas com tiras de ébano na junção com o tampo. A peça de segurança inferior é da mesma madeira. O interior é reforçado com papel, algum dele manuscrito. Tem 3 ou 4[?] barras de segurança no interior do tampo.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Antónius Vinaccia, filho de Gennaro, trabalhou em Nápoles na rua Catalana em 1763 com o seu pai e irmãos. Em 1768 vive sozinho na Rua Constantii até ao fim do século XVIII. Todos os instrumentos que se conhecem, em vários museus, são ricamente elaborados e marchetados. Informação de Christian Bayon Luthier, membre du Groupement des Luthires e Archtiers d'art de France. Christian Bayon Luthier fez o estudo deste instrumento em julho de 1998.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica