MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Terra de Miranda
N.º de Inventário:
SMD_00117
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Anunciação à Virgem Maria
Local de Execução:
Valladolid (Espanha)
Datação:
1610 d.C. - 1614 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Madeira entalhada, dourada, policromada e estofada.
Dimensões (cm):
altura: 150; largura: 83;
Descrição:
Alto relevo representando o passo da Anunciação à Virgem Maria, esta ao lado esquerdo da composição, e o arcanjo Gabriel ao lado direito da mesma. Num ambiente doméstico encontra-se Maria, de joelhos num jenuflexório, erguendo a sua mão direita e pousando a esquerda no seu peito. Enverga túnica púrpura e manto azul, tendo, também, a sua cabeça coberta com um véu branco. Embora voltada para a sua direita, flecte o seu tronco e a cabeça na direção oposta, dando atenção ao arcanjo Gabriel. Este tem um joelho apoiado, deveria segurar com a sua mão esquerda um ramo de açucena (símbolo da pureza da Virge Maria) e apontando para o céu, dando-lhe conta da mensagem de Deus. O arcanjo, alado, enverga uma rica túnica lavrada a ouro, de mangas largas e caindo em pregas sobre as pernas. Em fundo, ao canto superior esquerdo, um dossel de cortinas verdes e, ao canto direito, elerge de um resplendor a pomba do Espírito Santo, lançando três raios de luz sobre Maria.
Origem / Historial:
1610-1614 - Gregório Fernandez e Francisco Velasquez executam o retábulo. 1633-1637 - Alonso de Ramesal dourou e pintou o retábulo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica