MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Terra de Miranda
N.º de Inventário:
SMD_00111
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Cristo crucificado (Calvário)
Local de Execução:
Valladolid (Espanha)
Datação:
1610 d.C. - 1614 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Madeira entalhada, dourada, policromada e estofada.
Dimensões (cm):
altura: 300 apx.; largura: 215;
Descrição:
Imagem de vulto representando Cristo morto, crucificado, de braços abertos, preso com cravos que que perfuram as mãos e os pés (o pé direito sobreposto ao esquerdo). A cabeça ligeiramente pendente e coroada com coroa de espinhos. O corpo revela uma anatomia perfeita e musculada, com diversas escuriações nos pés, nos joelhos e no torso, onde tem uma ferida da qual escorre sangue. Encontra-se desnudo, apenas usando um perizónio. A cruz é de secção rectangular, simples, e no topo encontra-se uma cartela com as iniciais INRI. Sobre esta, a pomba do Espírito Santo. Em fundo existe uma pintura representando uma paisagem com a cidade de Jerusalém, no céu emergem das núvens várias cabeças aladas de anjo. Faz conjunto com as imagens da Virgem Maria (Nossa Senhora das Dores) e São João Evangelista.
Origem / Historial:
1610-1614 - Gregório Fernandez e Francisco Velasquez executam o retábulo. 1633-1637 - Alonso de Ramesal dourou e pintou o retábulo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica