MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 29 de junho de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AC.791
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Escultura
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Nalu
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, latão.
Dimensões (cm):
altura: 54; comprimento: 54;
Descrição:
Escultura em madeira preta e duríssima, que apresenta características das antigas máscaras “Mrime”. A base da máscara é muito encurvada, apontando o bico para baixo. Este encontra-se fendido, como um bico semi-aberto. Os olhos são indicados por duas cabeças de pregos de latão, cravados na pequena calote esférica que serve de testa. O penteado do crânio alongado é riscado por sulcos paralelos dispostos em duas direções, que unem numa linha que corre a meio dos lados, marcada por pregos de latão; no alto há uma crista lisa que contorna o crânio desde a nuca, unindo-se à haste que serve o punho. Outra fila de pregos ornamenta o ressalto que delimita e separa o crânio do rosto. Fazendo parte do mesmo bloco, parte da máscara uma haste ou punho de cerca de 40cm de comprimento, mostra um engrossamento a meio com um prego de latão, talvez representando um umbigo.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Cerca de Cacine, Guiné-Bissau
Origem / Historial:
Figura presente em cerimónias rituais, como protetora do grupo. Habitualmente é representada sobre uma base larga cilíndrica. Em lugar da base, esta peça apresenta um cabo que permitia ser empunhada pela personagem que a manipulava.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica