MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
4656
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cigana
Autor:
D. Maria Pia
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 45.6; largura: 25.3;
Descrição:
A aguarela representa a figura de uma rapariga cigana, em busto, de frente, com a cabeça voltada para a direita. De cabelos longos e pretos, enverga camisa branca e corpete em tons de castanho. Traz ao pescoço um colar de contas castanhas. É replicada do óleo "Uma rapariga cigana", de George Elgar Hicks (1824-1914), pintado em 1899. Do original, a autora alterou a cor do cabelo, de castanho para preto; a dos brincos e do colar, de azul para vermelho; a do corpete, de vermelho para castanho. O brilho dos olhos perdeu-se, mas as dobras da camisa resultaram bem mais elaboradas. O fundo passou de um tom claro para os acastanhados. O ar melancólico da personagem manteve-se.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
A peça esteve colocada na Primeira Sala Anexa à antiga Casa-Forte, sendo mais tarde transferida para o Corredor D. Luís. Foi a imagem de cartaz da exposição "Um Olhar Real. Obra Artística da Rainha D. Maria Pia. Desenho, Aguarela e Fotografia" - 16-12-2016 a 30-5-2017.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica