MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 23 de maio de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
994.9.3
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Cabeça de Tyche / Fortuna
Grupo Cultural:
Romano
Datação:
I d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore branco
Dimensões (cm):
altura: 40,3; largura: 36,7; espessura: 32;
Descrição:
Cabeça feminina ornamentada de "corona muralis" representando uma muralha de três andares com duas portas assente sobre os cabelos. Os olhos são amendoados, sem pupila nem íris, e as madeixas de cabelo encaracolado penteadas na direcção da nuca. A cabeça decapitada pela base do pescoço apresenta-se mutilada de uma boa parte da face entre a fronte e o queixo. Comummente é identificada com Cibele, mas o culto da deusa frígia só mais tardiamente se expande de forma explícita na Lusitânia. Parece-nos, pois, preferível classificá-la como a personificação grega da Fortuna, figurando não apenas como deidade tutelar dos indivíduos mas, conforme se pode deduzir das características iconográficas, também de uma divindade protectora ou fundadora de uma cidade ou da representação figurada da própria cidade de Myrtilis onde foi encontrada. Deste modo, esta cabeça pertenceria a uma estátua marmórea de grande porte que se ergueria num templo ou num espaço público e monumental da cidade romana de Myrtilis, muito possivelmente no respectivo Forum.
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Transitou do Museu Arqueológico do Algarve para o Museu Etnológico (actual Museu Nacional de Arqueologia).
Proveniência:
Mértola.
Origem / Historial:
A cabeça apareceu nas escavações da Igreja da Misericórdia em Mértola. O senhor João Manoel da Costa "devotado amador das antiguidades de Mértola" ofereceu-a a Estácio da Veiga e por sua morte transitou com a restante colecção do Museu Arqueológico do Algarve para o Museu Etnológico. ( in Religiões da Lusitânia, volume III, página 333, nota 2).

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 12146.1 Autor: José Pessoa Localização: DDF

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 12146.2 Autor: José Pessoa Localização: DDF

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 12146 Autor: José Pessoa Localização: DDF

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica