MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 20, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
994.5.2
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Escultura
Name:
Baixo relevo de Hércules
Cultural Group:
Romano
Date / Period:
Época Romana
Material:
Mármore
Technique:
Escultura / Baixo relevo
Measurments (cm):
height: 38,5; width: 23,2; thickness: 10,7;
Description:
Baixo relevo de figura masculina nua, barbada, de pernas abertas levantando uma maça com a mão direita por cima da cabeça enquanto segura com a esquerda o corpo de uma serpente que se enrola na perna esquerda avançada. O nariz, o braço e a mão esquerda e o relevo de parte da serpente estão fragmentados e a superfície escarificada. O personagem é enquadrado na parte superior por uma moldura e está jarretado na porção inferior, a hidra aparece cortada a meio. Trata-se de fragmento de uma composição certamente mais vasta. A atitude, a musculatura, os vincos da fase coberta de barba intonsa pretendem representar o vigor do personagem combatendo a serpente que o ataca. É a representação de Héracles ou Hércules em luta contra a Hidra de Lerna, a serpente de múltiplas cabeças que renasciam quando cortadas e cujo sopro mortal provocava devastações nas colheitas e nos rebanhos. Representa um dos "doze trabalhos" que o herói realizou com êxito às ordens do seu primo Eristeu. Pode tratar-se do fragmento de um sarcófago, peça que poderia reproduzir em relevo outros trabalhos de Hércules. Apesar de ser desconhecida a sua proveniência, as características patentes na execução da peça, as escaras e mutilações sofridas, a própria patine, militam em favor da sua autenticidade. (Segundo José Luis de Matos).
Incorporation:
Doação - António Júdice Bustorff Silva
Provenance:
Desconhecido.
Origin / History:
Pertencente à colecção de peças arqueológicas propriedade de António Júdice Bustorff da Silva que a doou ao Estado Português, por intermédio de António de Oliveira Salazar, de quem era amigo. Através de despachos, respectivamente do Secretário de Estado do Tesouro, de 24 de Março de 1969, e do Ministro da Educação Nacional, de 3 de Abril de 1969, a colecção é formalmente aceite pelo Estado, dando, acto contínuo, entrada no Museu Nacional de Arqueologia, requisito que constituía uma das condições de doação da colecção.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits