MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 23 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
994.29.1
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Ara de Calpurnia Hegesistrate
Datação:
I d.C. - II d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore branco do tipo Estremoz/Vila Viçosa
Dimensões (cm):
altura: 99; largura: 53; espessura: 31;
Descrição:
Monumento funerário em forma de ara com inscrição enquadrada por pilastras laterais e por relevos vegetalistas. Os relevos de uma pomba e de um javali ornamentam respectivamente as faces laterais esquerda e direita, a primeira pousada sobre os ramos superiores de um arbusto e debicando os seus frutos, e o segundo de pé sob uma pequena árvore. As esculturas das faces laterais são rudes e encontram-se muito apagadas, ainda que a face principal tenha decoração arquitectónica e vegetalista de belo efeito. Quanto ao significado simbólico de todos estes elementos pode-se considerar as pilastras e as molduras como alusão às "Portas do Hades", a ave nos ramos superiores como representação da alma do morto e o javali, entre as raízes, remetendo para o mundo infernal. Epitáfio de uma jovem mulher, identificada através de gentilício e de um cognomen de origem grega: Calpurnia Hegesistrate; o monumento foi mandado fazer por seu pai, igualmente referido através de gentilício e de un cognomen grego: Calpurnius Alexander. Trata-se, muito provavelmente, de libertos. (Resumo da ficha de catálogo da exposição "Religiões da Lusitânia, da autoria de Carla Alves Fernandes). D(iis) . M(anibus) . S(acrum) / CAL(purnia) . HEGE/ SISTRATE / ANN(orum) XVII / S(it) T(ibi) T(erra) L(evis) / C(alpurnius) ALEXAN / DER / PAT(er) // "Consagrado aos Deuses Manes, Aqui jaz Cálpurnia Hegesistrate, de 17 anos (de idade). Que a terra te seja leva! O pai Calpurnius Alexandre."
Incorporação:
Doação - Sr.Ricardo O'Neil
Proveniência:
Herdade da Defesa dos Barros
Origem / Historial:
"11 de Abril de 1914 - (...) entrámos na Herdade da Defesa dos Barros, onde o Reverendo Prior do Ervedal me queria fazer, como fez, a surpresa de me mostrar uma ara romana funerária (1) (...) (1) Já depois de escrito isto, obtive a pedra para o Museu, a qual lhe foi generosamente oferecida pelo Sr. Ricardo O'Neill." (J. L. V., 1914)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica