MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 17 de agosto de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
994.29.1
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Ara de Calpurnia Hegesistrate
Datação:
I d.C. - II d.C. - Época Romana
Matéria:
Mármore branco do tipo Estremoz/Vila Viçosa
Dimensões (cm):
altura: 99; largura: 53; espessura: 31;
Descrição:
Monumento funerário em forma de ara com inscrição enquadrada por pilastras laterais e por relevos vegetalistas. Os relevos de uma pomba e de um javali ornamentam respectivamente as faces laterais esquerda e direita, a primeira pousada sobre os ramos superiores de um arbusto e debicando os seus frutos, e o segundo de pé sob uma pequena árvore. As esculturas das faces laterais são rudes e encontram-se muito apagadas, ainda que a face principal tenha decoração arquitectónica e vegetalista de belo efeito. Quanto ao significado simbólico de todos estes elementos pode-se considerar as pilastras e as molduras como alusão às "Portas do Hades", a ave nos ramos superiores como representação da alma do morto e o javali, entre as raízes, remetendo para o mundo infernal. Epitáfio de uma jovem mulher, identificada através de gentilício e de um cognomen de origem grega: Calpurnia Hegesistrate; o monumento foi mandado fazer por seu pai, igualmente referido através de gentilício e de un cognomen grego: Calpurnius Alexander. Trata-se, muito provavelmente, de libertos. (Resumo da ficha de catálogo da exposição "Religiões da Lusitânia, da autoria de Carla Alves Fernandes). D(iis) . M(anibus) . S(acrum) / CAL(purnia) . HEGE/ SISTRATE / ANN(orum) XVII / S(it) T(ibi) T(erra) L(evis) / C(alpurnius) ALEXAN / DER / PAT(er) // "Consagrado aos Deuses Manes, Aqui jaz Cálpurnia Hegesistrate, de 17 anos (de idade). Que a terra te seja leva! O pai Calpurnius Alexandre."
Incorporação:
Doação - Sr.Ricardo O'Neil
Proveniência:
Herdade da Defesa dos Barros
Origem / Historial:
"11 de Abril de 1914 - (...) entrámos na Herdade da Defesa dos Barros, onde o Reverendo Prior do Ervedal me queria fazer, como fez, a surpresa de me mostrar uma ara romana funerária (1) (...) (1) Já depois de escrito isto, obtive a pedra para o Museu, a qual lhe foi generosamente oferecida pelo Sr. Ricardo O'Neill." (J. L. V., 1914)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica