MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 503
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Lúnula
Datação:
Idade do Bronze Médio
Matéria:
Ouro
Técnica:
Laminado por martelagem, repuxudo e perfurado
Dimensões (cm):
diâmetro: 16,2;
Descrição:
Lúnula laminar com decoração geométrica repuxada e um orifício em cada extremidade. Na parte frontal, ao centro, apresenta três nervuras longitudinais. Estas são ladeadas por igual número de linhas transversais, sendo a central pontilhada. Os bordos são contornados por uma linha de pontilhado, que se fecha junto às extremidades. (Segundo ficha de Catálogo de Ourivesaria do MNA).
Incorporação:
Compra - Manuel Heleno a Arnaldina Neves, de Rio Tinto.
Proveniência:
Cabeceiras de Basto
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Desconhecendo-se a história do achado, mas sendo evidente as semelhanças, quer técnicas quer decorativas, entre a lúnula e as aplicações discóidais de Cabeceiras de Basto, admite-se por tradição que fazem parte de um mesmo conjunto. Em 1930 as peças encontravam-se na posse de Serafim de Sousa Neves, de Viana.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 05312 Autor: Localização: DDF

imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 7472 Autor: José Pessoa Localização: DDF

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica