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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
Au 285
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Ourivesaria
Name:
Bracelete inacabado
Date / Period:
Idade do Bronze Final
Material:
Ouro
Technique:
Fundição em molde de cera perdida
Measurments (cm):
width: 2,4; diameter: 7,2;
Description:
Bracelete inacabado, fundido em molde de cera perdida, cilíndrico, aberto, com as extremidades afastadas, canelado horizontudinalmente: duas largas caneluras e três entrecanas (duas nos bordos e uma central, mais alta e mais larga de perfil triangular), estas marcadas a meio por duas linhas paralelas, profundamente incisas. As caneluras apresentam, na zona média, um alinhamento longitudinal de pequenos orificios, que na face interna tomam o aspecto de pequenos pontos fendidos e relevados pelo levantamento do metal. A face externa é polida e brilhante, e a interna baça e ligeiramente texturada. (Segundo ficha de Catálogo de Ourivesaria do MNA).
Incorporation:
Compra - Dr. Manuel Heleno à Casa de Câmbio Almeida, Basto e Piombino & Cª. de Lisboa
Provenance:
Aljustrel
Origin / History:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Adquirido à Casa de Câmbio Almeida, Basto e Piombino & Cª, de Lisboa, em 26 de Setembro de 1950 por Manuel Heleno
 
     
     
   
     
     
     
 
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