MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, April 18, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
Au 505
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Ourivesaria
Name:
Aplicação discoidal
Date / Period:
Idade do Bronze Médio
Material:
Ouro
Technique:
Ouro laminado por martelagem, repuxado e perfurado
Measurments (cm):
diameter: 4,9;
Description:
Aplicação discoidal laminar com decoração geométrica repuxada, constituída por sete estrias circulares concêntricas que ocupam toda a superfície, cinco espaçadas igualmente entre si e a sexta e sétimas, ligeiramente distanciadas das restantes, circunscrevendo dois orifícios dispostos sobre o eixo médio. O reverso apresenta-se com uma textura ligeira resultante da martelagem, e com rebarbas, em resultado da abertura dos orifícios. (Segundo ficha de Catálogo de Ourivesaria do MNA).
Incorporation:
Compra - A Arnaldina Neves, Rio Tinto
Provenance:
Cabeceiras de Basto.
Origin / History:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Desconhecendo-se a história do achado, mas sendo evidente as semelhanças, quer técnicas quer decorativas, entre a lúnula e as aplicações discoidais de Cabeceiras de Basto, admite-se por tradição que fazem parte de um mesmo conjunto. Em 1930 as peças encontravam-se na posse de Serafim de Sousa Neves, de Viana. Aquisição a Arnaldina Neves, de Rio Tinto, em 1955 (dir. M. Heleno)

Title

Local

Begin Date

End Date

Catalog Number

Tesouros da Arqueologia Portuguesa

Museu Nacional de Arqueologia

1980/11/28

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits