|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arqueologia Supercategoria: Arqueologia Denominação: Aplicação discoidal Técnica: Ouro laminado por martelagem Dimensões (cm): altura: 1,1; diâmetro: 11,1; Descrição: Aplicação discoidal com decoração repuxada constituída por cinquenta cones de igual altura, sendo os bordos, muito mais finos que o resto da peça, circundados por três linhas paralelas de pontilhado. Os cones dispõem-se em três circulos concêntricos, cujo centro é ocupado por quatro cones dispostos segundo os ângulos de um quadrado. O reverso é o negativo e apresenta, ao centro da peça, uma minúscula argola para fixação. Apresenta-se amolgada, com fendas e algumas lacunas nos bordos. O reverso, baço, contrasta com o anverso, muito polido e brilhante .
A peça foi obtida a partir de uma folha (lâmina) de ouro, laminada à forja, executando-se a repuxado, pelo reverso, respectivamente, os cones com um punção cónico sobre uma base betuminosa e as linhas pontilhadas com um punção de ponta romba. Do anverso alisou-se a base e poliu-se a superfície. O trabalho foi completado por meio de um punção oco, cujas marcas se vêem nitidamente na base dos cones. Marcas idênticas constataram-se recentemente num exame aos vasos áureos do tesouro de Villena, Alicante (Armbruster, em prep.).
Seria certamente um abuso ver nesta peça um prolongamento meridional da tradição dos discos decorados característicos da Idade do Bronze nórdica (presentes em Egtved, para citar somente o exemplo mais conhecido. Cf. Piggot 19...). Funcionalmente, deverá tratar-se de um elemento de traje, uma insígnia conotada com o exercício e exibição de poder.
Na falta de achados comparáveis a esta aplicação discoidal e dado que as únicas analogias formais e tecnológicas se encontram somente na ourivesaria do grupo Villena/ Estremoz, optou-se aqui por uma classificação cronológica na Idade do Bronze Final, época em que deverá integrar-se também o elmo de Caudete de las Fuentes, Teruel (Cf. Schule 19...), objecto de prestígio, em prata, decorado com cones repuxados. Mantêm-se em aberto a questão relativa à decoração períferica pontilhada, a qual - se apreciada isoladamente - poria este objecto próximo dos trabalhos em folha (lâmina) de ouro do tipo da gruta da Ermegeira. No entanto, o padrão de pontilhado simples parece ter uma longa tradição na ourivesaria penínsular e pode observar-se em jóias de épocas diferentes, estando igualmente presente no diadema do tesouro da Herdade do Sardoninho, aqui datado, pelos elementos do punhal que o acompanhava, numa fase final do Bronze do Sudoeste. Incorporação: Compra - Dr. Manuel Heleno
Origem / Historial: *Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006*
Trata-se de um achado casual, ocorrido em Fevereiro de 1951 na Herdade do Sobreiral. Adquirido pelo MNA em 1953 (Dir. Manuel Heleno)
Bibliografia | CARDOSO, Mário - "Das Origens e Técnicas do Trabalho do Ouro e sua Relação com a Ourivesaria Arcaica Peninsular", in Revista de Guimarães, LXVII, nºs 1-2. Barcelos: 1957, pág. p. 27 | CARDOSO, Mário - "Joalharia Lusitania", in Conimbriga I. Coimbra: 1959, pág. p. 27 | COFFYN, André - Le Bronze Final Atlantique dans la Péninsule Ibérique. Paris: Diffusion de Boccard, 1985, pág. p. 238 e 398 | GARCIA, Luis Pinto - Uma Peça de Joalharia Arcaica. Barcelos: Revista de Guimarães, 1953, pág. p. 178-182 | HARTMANN, A. - Prahistorische Golfund aus Europa II, Spektranalalysche Untersuchunen und deren Auswertung. Berlin: Ger. Man Verlag., 1982, pág. p. 102 | INVENTÁRIO do Museu Nacional de Arqueologia - Colecção de Ourivesaria, vol. I. Lisboa: IPM, 1993, pág. 172-173, nº 79 | MACHADO, J.L.Saavedra - Subsídios para a História do Museu ...", O Arqueólogo Português, vol. V. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, 1964, pág. p. 159 | NICOLINI, Gerard - Les Techniques de l'Or Antique. La Bijouterie Ibérique du VII au IV Siècle 2 vol.. Paris: Picard, 1990, pág. p. 565 e 602 | PINGEL, V. - Die Vorgeschichtlichen Golfund ..., Eine Archaologische Untersuchung zur Auswertung der Spektral. Berlim / New York: Walter de Gruyter, 1992, pág. p. 289, n. 240 | RUIZ GALVEZ PRIEGO, Marisa - La Orfebrería del Bronce Final. El Poder y su Ostentacíon "Revista de Arqueologia/ El Oro en la Espanã Prerromana. Madrid: "Revista de Arqu, 1989, pág. p. 48 | TESOUROS da Arqueologia Portuguesa. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, 1980, pág. Cat.53 | ARMBRUSTER, Barbara (2021) - Les Ors de L'Europe Atlantique à l'âge du Bronze - tecnologie et ateliers. Association des Publications Chauvinoises - Mémoire LIV., pág. 117, fig 121 | |
|
|