MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 7 de julho de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 163
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Alfinete
Datação:
Calcolítico Final
Matéria:
Ouro
Técnica:
Martelagem
Dimensões (cm):
diâmetro: 0,7; comprimento: 12,4;
Descrição:
Alfinete em forma de vareta cónica com a ponta afilada e ligeiramente revirada, terminando a extermidade oposta em forma de botão achatado. A decoração, brunida, é constituida por cinco bandas que envolvem o tronco, quatro na parte superior, espaçadas regularmente entre si, e uma distanciada desta série, definida por uma linha helicoidal. O tipo de polimento efectuado (brunidura) produz um efeito decorativo evidente, pelo contraste que as bandas mais lisas e brilhantes estabelecem com a restante superfície da peça.
Incorporação:
Compra - Dr. J.L.Vasconcelos
Proveniência:
Areia
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Trata-se de um achado fortuito ocorrido durante a realização de trabalhos agrícolas. Juntamente com o alfinete, apareceram fragmentos de cerâmica e outros objectos não recuperados. Foi adquirido por Leite de Vasconcelos em Junho de 1921.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica