MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
291 Our MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Bracelete
Local de Execução:
Baralhas, freguesia de Odessa, actual Oliveira de Azeméis
Grupo Cultural:
Cultura Castreja
Datação:
1200 a.C. - 700 a.C. - Finais da Idade do Bronze (Bronze Final Atlântico)
Matéria:
Ouro
Técnica:
Fundição a cera perdida ou em molde bivalve
Dimensões (cm):
espessura: 0,6;
Descrição:
Bracelete de ouro maciço, sem decoração. Aro aberto de forma subcircular e secção octogonal adelgaçando para as extremidades rebatidas em botão de arestas boleadas.
Incorporação:
Outro - Desconhecida a data e modo como deu entrada no MNSR, por inexistência de informação.
Origem / Historial:
A 10 de Fevereiro de 1896, um sapateiro das Baralhas, freguesia de Ossela, à época Macieira de Cambra (actual Oliveira de Azeméis), ao proceder à abertura de alicerces mais firmes para consolidação de um muro no quintal da sua habitação, que ruira após a sua construção, deparou-se com um conjunto de dezasseis "argolas" em metal amarelo. Ao mostrar o achado a várias pessoas foi aconselhado a consultar um ourives do Porto para verificar se eram de ouro. Comprovado o valioso metal, este último procedeu à aquisição das que o sapateiro lhe apresentara. Soube-se posteriormente que outras foram vendidas em Ovar e em Cambra, de acordo com o relato de Joaquim Augusto da Costa Basto, de Oliveira de Azemeis, questionado sobre a veracidade do achado por José Leite de Vasconcelos. Embora não haja registo da data e modo de entrada no acervo do MNSR, a informação que consta na ficha de registo geral do Arquivo de Fotografias e Gravuras do MNSR refere "Celtiberico (Baralhas) / Macieira de Cambra", permitindo que se chegasse à sua proveniência original inserida no contexto do Castro de Osselas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica