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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
996.1.6
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Candil
Grupo Cultural:
Islâmico
Datação:
XI d.C. - XII d.C. - Idade Média - Contexto Islâmico
Matéria:
Cerâmica
Dimensões (cm):
altura: 6,8; largura: 7,3; profundidade: 5,9; espessura: 0,5; diâmetro: Base: 4,5; comprimento: 9,6;
Descrição:
Candil de cerâmica coberto em ambas as faces de engobe claro, com vestígios de esmalte amarelo melado na face exterior. Exemplar incompleto apresenta base plana que se prolonga pelo bico, depósito baixo discóide, asa de fita unida ao depósito no exterior do colo. Tem colo alto de forma bitroncocónica, boca ligeiramente extravasada com bordo boleado e bico de canal de paredes facetadas, fragmentado na ponta. Decorado com a técnica de corda seca parcial. Na parte superior do depósito e no colo ostenta meias luas preenchidas de esmalte amarelo melado contendo alguns pigmentos mais escuros. No bico visível ainda um traço a tinta castanha de manganês. Pasta beige clara homogénea e bem depurada. O candil em apreço apresenta a tipologia característica dos sécs. XI/XII, nomeadamente a forma do depósito, do colo e do bico de canal de paredes facetadas. Igualmente a decoração com a técnica de corda seca parcial aponta para o período de transição entre a época das Taifas e o advento dos Almorávidas, coincidindo com o séc. XI. Nas escavações em Silves e em Mértola foram exumados candis análogos, decorados com meias luas preenchidas de esmalte seja verde seja amarelo e que correspondem aos contextos estratigráficos dos sécs. XI/XII e XI, respectivamente. Candis da mesma tipologia foram reconhecidos em diversos sítios islâmicos peninsulares. O MNA possui igualmente no seu acervo numerosos candis decorados com a técnica de corda seca parcial provenientes do Alentejo e do Algarve que diferem na tonalidade de esmaltes aplicados como ainda na execução mais ou menos cuidada. O abandono da técnica de corda seca total, bastante dispendiosa exigindo apuradas técnicas de produção dá-se justamente num período politicamente conturbado e gerador de uma certa decadência económica favorecendo assim o aparecimento e a utilização generalizada de técnica mais simples ou seja a de corda seca parcial.
Incorporação:
Doação - Oferecido por Luís Reis
Proveniência:
Silves
Origem / Historial:
Candil islâmico proveniente de Silves, oferecido por Luís Reis ao Museu, em 1967.
 
     
     
   
     
     
     
 
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