MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
175 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Retrato do Bombas
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Cartão prensado
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 27; largura: 19;
Descrição:
Representa cabeça de indivíduo masculino, denominado “Bombas”, seccionado pelos ombros, voltado a 3/4 para o lado esquerdo. Apresenta cabelo curto castanho, rosto de traços vincados, olhos esverdeados cuja cor é replicada pela camisa de escocês. Ainda que o retratado ocupe quase a totalidade da pequena dimensão da composição, no plano secundário, avista-se o esboço do casario e, à esquerda, um grupo de mulheres de negro a conversar. No canto inferior esquerdo, dedicatória do autor a lápis, “Silvino/ com um grande / abraço do / Lino António”. No verso, manuscrito a lápis, "Retrato do Bombas" e "270mm x 190 mm". Apresenta moldura dourada.
Incorporação:
Outro - Foi depositado neste Museu por Eng. Silvino Brilhante Periquito em 2/11/1972, para integrar o acervo do Museu após a morte do depositante. Silvino Brilhante Periquito era dono da Pensão Ribamar, na Nazaré, e um dos sócios do Grupo de Amigos do Museu.
Origem / Historial:
Possivelmente representa o pescador nazareno Manuel Meca Bombas, pintor de foquins. O retrato está dedicado pelo pintor ao amigo "Silvino", certamente o Eng. Silvino Brilhante Periquito, que o vem a depositar no Museu Dr. Joaquim Manso em 1972, para integrar o acervo após a sua morte.
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica