MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
255 Pin CMFC/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Senhora
Datação:
1870 d.C. - 1939 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 27,7; largura: 21,3;
Descrição:
Retrato de senhora a meio corpo, representada a três quartos voltada para a esquerda, com rosto praticamente de perfil. A senhora está sentada numa cadeira, sendo visível no lado direito parte das costas da mesma. Está vestida de negro, com um amplo laço que remata o traje junto ao pescoço e deixa à vista a gola branca de uma camisa. Junto à gola, sobre o laço, há um elemento dourado que parece uma cruz. Também à volta do pescoço, sobre o tecido escuro, um fio dourado que se une num nó junto ao laço e desce até à altura da cintura, de onde pende um outro elemento decorativo (uma flor?); deste elemento prolonga-se um duplo fio, curvando para a direita e prendendo na cintura. Na cabeça, um toucado com flores e tiras de tecido negro que pendem sobre o cabelo. Tem o rosto rosado, com feições vincadas, de nariz e queixo salientes. Nas orelhas, uns brincos singelos de pendente, com pedra escura. O fundo é neutro, castanho, tratado em pinceladas verticais, com um tratamento muito próximo da configuração da própria madeira de suporte.
Incorporação:
Doação - Doação de Maria da Luz de Melo e Castro.
Origem / Historial:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952. A inscrição existente no reverso, que dá sugestões de correcção de representação de aspectos físicos da figura, pode indiciar que esta obra é um estudo para um retrato futuro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica