MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 19 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
2006.470.1
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Ânfora Almagro 51C
Local de Execução:
Olarias romanas do Baixo Sado?
Datação:
IV d.C. - V d.C. - Época Romana
Matéria:
Cerâmica
Técnica:
Torno
Dimensões (cm):
largura: 34cm (máx.); comprimento: 75cm;
Descrição:
Ânfora do tipo Almagro 51C variante C, de perfil completo mas muito fragilizada devido às várias colagens antigas. O bordo é estreito e apresenta um sulco abaixo do lábio muito pouco comum neste tipo de ânforas aproximando-se de certa forma dos tipos análogos à Dressel 28. As asas são curtas e pouco espessas partindo imediatamente abaixo deste sulco, assentando entre a zona do gargalo e do ombro da ânfora. Estas asas apresentam dois sulcos longitudinais pouco profundos. O corpo é genericamente oval, alongando em direcção ao fundo que neste caso não se conserva. Esta ânfora foi encontrada em contexto funerário, junto à sepultura 59 da necrópole da Caldeira em Tróia, mas, ao contrário de outros exemplares, não foi utilizada como sarcófago. Neste caso particular, os fragmentos desta ânfora foram dispostos em torno dos limites superiores da sepultura servindo apenas para sinalizar a existência de um enterramento (ALMEIDA, 2008: pág.97).
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Escavações do Director do MNA, Manuel Heleno.
Proveniência:
Necrópole da Caldeira, Tróia
Origem / Historial:
Esta ânfora foi recolhida na sequência de escavações arqueológicas dirigidas por Manuel Heleno na necrópole da Caldeira, Tróia, utilizada na construção da sepultura 59. Encontra-se descrita nos cadernos de campo redigidos por este, ná página 20: "Sepultura n.º 59 / Pequena sepultura (?) aberta / na areia e com revestimento / de fragmentos de lateres e de / anfora (sic). / Na parte superior, do lado do / poente fragmentos de craneo (sic). / Orientação W 330 gr. N. / Compr. provavel (sic) 1m,70 / Larg. media (sic) 1 m aproximadamente."
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica