MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
43225
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Metais
Denominação:
Alfineteira
Datação:
Século XIX
Matéria:
Metal, quartzo, algodão
Técnica:
Metal fundido, cinzelado e recortado; veludo
Dimensões (cm):
altura: 15,5; largura: 15,3; comprimento: 19;
Descrição:
Alfineteira em forma de cogumelo cuja secção superior (ou chapéu), almofadada e forrada de veludo vermelho se destina à colocação dos alfinetes. O cogumelo emerge de uma plataforma naturalista, animada por figuras e motivos vegestalistas miniaturizados. Junto ao pé do cogumelo encontram-se dois anões mineiros transportando os seus utensílios de trabalho: uma lanterna e uma picareta. Junto a um deles uma pequena amostra de quartzo rosa e, mais à frente, um carrinho de mão para o transporte do mineral. O cenário é completado por dois troncos de árvore cortados e forrados interiormente a tecido, um servindo como receptáculo para o dedal e o outro, provavelmente, para colocação das agulhas.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Em 1912, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, encontrava-se na designada "Sala contígua ao atelier" no andar nobre onde foi arrolada sob a verba U'' 201.
Bibliografia

Bibliografia

APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912, pág. fls. 2624 e 2624v.

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica