Origem / Historial:
Atribuído ao escultor José de Almeida (1700-1769), que apenas a título de recurso teve produção destinada a Mafra, o medalhão que representa a Virgem com o Menino e Santo António, evocação a que está dedicado o convento e basílica de Mafra, foi uma das peças “provisórias” criadas expressamente para a sagração deste templo, a 22 de outubro de 1730.
Segundo tese de Ayres de Carvalho, profundo conhecedor da arte barroca joanina, é plausível que o medalhão tivesse figurado provisoriamente no frontão da fachada da basílica de Mafra, enquanto não estivesse aplicado o medalhão definitivo (segundo alguns investigadores, realizado em Roma por Giuseppe Lironi (1691-1746) e, segundo outros, em Génova por Francesco Maria Schiaffino (1698-1765).
Efetivamente, para além da forma oval (ao baixo), a dimensão deste medalhão em madeira confere com exatidão com as medidas do vão oval ainda hoje visível no intradorso da galeria da Bênção; nada tendo a ver (em termos de dimensão e forma) com os medalhões existentes no pórtico de entrada principal da basílica, onde presentemente consta um medalhão com o mesmo tema (porém num oval ao alto), da autoria de Carlo Monaldi (1683-1760), idêntico a uma terceira peça, atribuída ao mesmo escultor, que se encontra na portaria conventual.
[citação da entrada de catálogo 59, cf. DO TRATADO À OBRA]