MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 19 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1137/5
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Rapariga num bosque
Autor:
Colin, Adèle-Anais
Datação:
1840 d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 20,2; largura: 15,8;
Descrição:
A aguarela representa uma figura feminina, jovem, num bosque. Apresenta-se quase a corpo inteiro, ligeiramente voltada para a direita, com a cabeça de frente. Está sentada e recostada numas rochas cobertas de musgo. Tem cabelo escuro, apartado ao meio, e usa uma fita branca com duas voltas. Enverga um vestido branco apertado por uma fita abaixo do peito e traz uma capa azul riscada de vermelho. Segura um malmequer na mão direita, à altura do peito. Com a mão esquerda afaga a cabeça de um cão de pelo castanho, que apoia o focinho na sua perna. O fundo é preenchido por uma mancha arbórea, vendo-se um caminho a romper o bosque, no lado direito da composição.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A peça integra actualmente o Álbum, inv. 1137 que, conforme informação do criado Pedro Dias no Arrolamento Judicial, pertenceu a D. Adelaide de Habsburgo, mãe da rainha D. Maria Pia. Ainda segundo o mesmo Arrolamento, no início da década de 1910, estava na Sala Rosa, no armário do aparador. Mais tarde foi transferida, com o dito Álbum, para uma reserva, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica