MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1137/3
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Glorieta
Autor:
Chapuy, Nicolas-Marie-Joseph
Datação:
1851 d.C.
Matéria:
Lápis e aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 14,5; largura: 21,7;
Descrição:
A pintura representa , no primeiro plano, ao centro, um casal caminhando sobre um chão de erva rasteira. À direita, uma figura feminina percorre uma estrada de terra batida. À esquerda, diante de arvoredo de grande porte, um homem descansa, deitado no chão. O segundo plano é preenchido, ao centro, pela Glorieta (ou Gloriette), um pavilhão de feição neoclássica erigido no topo de uma colina, nos Jardins do Palácio de Schonbrunn, palácio de verão da família imperial austríaca, muito próximo de Viena. Com um corpo central mais elevado, a que dá acesso uma escadaria, tem amplas portas-janelas gradeadas e é sobrepujado por um grupo escultórico que tem ao centro uma panóplia. Os corpos laterais do monumento são abertos por arcarias de quatro tramos e, nos topos, por portais com frontões triangulares. A cimalha destes corpos é corrida, a toda a volta, por uma balaustrada. A plataforma sobre que assenta o edifício é protegida por um murete, interrompido por guardas de balaústres. Manchas de arvoredo flanqueiam o pavilhão. Tudo sob um céu muito nublado.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A peça integra actualmente o Álbum, inv. 1137 que, conforme informação do criado Pedro Dias no Arrolamento Judicial, pertenceu a D. Adelaide de Habsburgo, mãe da rainha D. Maria Pia. Ainda segundo o mesmo Arrolamento, no início da década de 1910, estava na Sala Rosa, no armário do aparador. Mais tarde foi transferida, com o dito Álbum, para uma reserva, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica