MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1137
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Álbum de aguarelas
Autor:
B. del A Paris Chez N. Bonnart
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Madeira, prata, tartaruga e seda
Dimensões (cm):
altura: 25,5; largura: 34; profundidade: 0,7;
Descrição:
Capa de álbum folheada a madeira, tendo ao centro uma placa em prata recortada em motivos vegetalistas, com incrustações em tartaruga. Os rebordos da capa e do verso são igualmente em prata. A lombada é em veludo azul.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
Segundo o Arrolamento Judicial, o criado Pedro Dias informou que o álbum pertenceu a D. Adelaide de Habsburgo, mãe da rainha D. Maria Pia de Sabóia (daí ter gravado na capa o "A" encimado pela coroa real). Contém 16 pinturas, a que correspondem os números de inventário: 1137/1/3/4/5/6/7/8/9/10/11/12/13/14/15/16/17. Relativamente às informações contidas nas fichas de inventário anteriores, foram retiradas as peças inv. 1137/2 e 1137/18. De qualquer modo, desconhece-se se as aguarelas que actualmente o álbum resguarda fariam originalmente parte dele. Ainda conforme o mesmo Arrolamento, no início da década de 1910, a peça estava na Sala Rosa (nessa altura designada por Sala de Saxe), no armário do aparador, tendo sido então inventariada sob a verba P 60. mais tarde foi removida para uma reserva, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica