MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, November 28, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
1332/15
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Moncalieri - Porta Navino
Author:
Gamba, barone Francesco
Date / Period:
1862 A.D
Material:
Aguarela
Holder:
Papel
Measurments (cm):
height: 23; width: 30,5;
Description:
No primeiro plano, à esquerda, uma mulher vem seguindo, montada num burro. Ao centro e à direita, uma arquitectura em tijolo está adossada a uma torre, onde se abre uma porta que dá entrada na povoação e por onde entra uma mulher. Sobre aquela, surgem as armas de Sabóia. Do lado de fora, outra mulher, com uma criança, dirigem-se para a porta, enquanto três homens estão sentados num murete, à direita. Ao fundo, sobre a esquerda, vê-se o casario da povoação, sobressaindo, na parte mais elevada, o palácio real. Tudo sob um céu muito nublado.
Incorporation:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origin / History:
A peça integra um álbum de aguarelas, de autores vários, oferecido à rainha D. Maria Pia de Sabóia pela cidade italiana de Turim, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís. Estava acondicionado, num compartimento próprio de uma mesa de ébano. No início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, ambas as peças estavam colocadas na Sala Verde, tendo sido então o álbum inventariado sob a verba Q 372. Mais tarde, passaram para o Quarto da Rainha, onde a mesa se mantém. Entretanto, o álbum foi removido para uma reserva.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits