MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1332/15
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Moncalieri - Porta Navino
Autor:
Gamba, barone Francesco
Datação:
1862 d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 23; largura: 30,5;
Descrição:
No primeiro plano, à esquerda, uma mulher vem seguindo, montada num burro. Ao centro e à direita, uma arquitectura em tijolo está adossada a uma torre, onde se abre uma porta que dá entrada na povoação e por onde entra uma mulher. Sobre aquela, surgem as armas de Sabóia. Do lado de fora, outra mulher, com uma criança, dirigem-se para a porta, enquanto três homens estão sentados num murete, à direita. Ao fundo, sobre a esquerda, vê-se o casario da povoação, sobressaindo, na parte mais elevada, o palácio real. Tudo sob um céu muito nublado.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A peça integra um álbum de aguarelas, de autores vários, oferecido à rainha D. Maria Pia de Sabóia pela cidade italiana de Turim, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís. Estava acondicionado, num compartimento próprio de uma mesa de ébano. No início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, ambas as peças estavam colocadas na Sala Verde, tendo sido então o álbum inventariado sob a verba Q 372. Mais tarde, passaram para o Quarto da Rainha, onde a mesa se mantém. Entretanto, o álbum foi removido para uma reserva.

Tipo

Descrição

Imagem

Heráldica/Insígnia

Sobre a porta da povoação estão as armas de Sabóia.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica