MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP3116
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pintura
Título:
Condessa d'Edla sentada a escrever
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1875 d.C.
Matéria:
Óleo sobre tela
Suporte:
Tela colada sobre madeira
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 33; comprimento: 30;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela, de pequenas dimensões, representando a condessa d'Edla sentada num cadeirão, debruçada sobre uma mesa a escrever. A pintura caracteriza-se pela pincelada larga do meio envolvente, em tons de verde e castanho, porduzindo formas quase indistintas, fazendo com que o tratamento da figura se destaque do fundo. A condessa é representada sentada num cadeirão de estofo vermelho e envergando um vestido cinzento, formando uma mancha de ocupa quase totalmente o centro da composição.
Incorporação:
Compra - Adquirido a António Trincão, morador na Rua do Arco a São Mamede, 95 - 1º andar, 1250-027 Lisboa.
Origem / Historial:
Oferecido por Columbano Bordalo Pinheiro à condessa d'Edla, como atesta a inscrição existente no verso: "Primeiro quadro do Columbano oferecido à Sr.ª condessa d'Edla 1875". No inventário dos bens da condessa, realizado na sequência da sua morte, em 1929, a pintura é localizada na "sala n.º 10 (toilette)" [Palácio de Santa Marta ou chalet da Parede], com o n.º 874: "Quadro a óleo (condessa d'Edla) 1.º quadro de Columbano, 1875", encontrando-se avaliada em 300$00 escudos (Arquivo do PNP). Trata-se provavelmente da obra citada por Fernando de Pamplona como pertencente a José Murteira Gonçalves (Palmplona, 1988, vol. II, p. 121: Elias, 2011, p. 376). Lote 149 do leilão 204 do Palácio do Correiro Velho, em 2009, como proveniente da colecção Alda de Mello, tendo sido arrematado por António Trincão. Adquirido a este último em 2013 pela Parques de Sintra - Monte da Lua, SA.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica