MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP3116
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pintura
Título:
Condessa d'Edla sentada a escrever
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1875 d.C.
Matéria:
Óleo sobre tela
Suporte:
Tela colada sobre madeira
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 33; comprimento: 30;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela, de pequenas dimensões, representando a condessa d'Edla sentada num cadeirão, debruçada sobre uma mesa a escrever. A pintura caracteriza-se pela pincelada larga do meio envolvente, em tons de verde e castanho, porduzindo formas quase indistintas, fazendo com que o tratamento da figura se destaque do fundo. A condessa é representada sentada num cadeirão de estofo vermelho e envergando um vestido cinzento, formando uma mancha de ocupa quase totalmente o centro da composição.
Incorporação:
Compra - Adquirido a António Trincão, morador na Rua do Arco a São Mamede, 95 - 1º andar, 1250-027 Lisboa.
Origem / Historial:
Oferecido por Columbano Bordalo Pinheiro à condessa d'Edla, como atesta a inscrição existente no verso: "Primeiro quadro do Columbano oferecido à Sr.ª condessa d'Edla 1875". No inventário dos bens da condessa, realizado na sequência da sua morte, em 1929, a pintura é localizada na "sala n.º 10 (toilette)" [Palácio de Santa Marta ou chalet da Parede], com o n.º 874: "Quadro a óleo (condessa d'Edla) 1.º quadro de Columbano, 1875", encontrando-se avaliada em 300$00 escudos (Arquivo do PNP). Trata-se provavelmente da obra citada por Fernando de Pamplona como pertencente a José Murteira Gonçalves (Palmplona, 1988, vol. II, p. 121: Elias, 2011, p. 376). Lote 149 do leilão 204 do Palácio do Correiro Velho, em 2009, como proveniente da colecção Alda de Mello, tendo sido arrematado por António Trincão. Adquirido a este último em 2013 pela Parques de Sintra - Monte da Lua, SA.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica