Origem / Historial:
Machado habitualmente produzido em reclusão no mato pelos jovens em processo de iniciação e depois utilizado pelas raparigas «defunto» em rituais de possessão.
Este machado pertenceu ao rei Dom Carlos de Orango que ofereceu posteriormente à sua irmã casada com o chefe da aldeia de Andigo.
Ainda que os Bijagós considerem que as mulheres não sejam iniciadas, para que estas atinjam o estatuto de mulheres adultas plenas (mulheres "grandes") devem passar por momentos performativos públicos na aldeia. Estes consistem em momentos de possessão dos espíritos dos rapazes que morreram antes de serem iniciados. Aqui elas chamam-se "defuntos" e incarnam uma identidade masculina patente em alguns adornos, nomeadamente, através do uso de sabres, espadas, bastões, escudos e machados.
Esta prática decorre da crença que o espírito de um homem que morre antes de ser considerado adulto, permanecerá errante junto do mundo dos vivos, tornando-se uma energia perigosa na aldeia, causadora de doenças e mortes. São as mulheres que têm a capacidade de mediarem os dois mundos e de restabelecerem o equilíbrio. Através de rituais de possessão elas concluem o ciclo iniciático daqueles que morreram.
O machado reveste-se de uma dualidade masculina e feminina: a agressividade masculina é manifestada pela lâmina e a fecundidade, ligada à capacidade reprodutora da mulher, está presente na figura feminina esculpida. Esta figura é a representação de uma jovem Bijagó com os atributos próprios dos padrões locais de beleza: tradicional saiote de ráfia, cabelo curto untado de argila, pernas fortes e pescoço gracioso.