MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 15 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
4073
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Cadeira de braços
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
França
Datação:
1770 d.C.
Matéria:
Madeira de (?); folha de ouro; estofos em tapeçaria de lã e seda; pregaria
Técnica:
Madeira torneada, entalhada, dourada e estofada, estofo fixo com pregaria de metal amarelo
Dimensões (cm):
altura: 110; largura: 77,0; profundidade: 65,0;
Descrição:
Cadeira de braços com estrutura em madeira dourada, estofada com tapeçaria de lã e seda com a representação de uma fábula de La Fontaine. O espaldar é plano, quadrado, moldurado com lados reentrantes e cantos arredondados, estofado com tapeçaria com representação de figura de criança feminina, lendo e bordando, trajando indumentária de adulto do séc. XVIII; Base e cantos inferiores entalhados com folhagem; cachaço decorado ao centro com um cabochão em reserva circular ladeado por duas folhas de acanto e cantos com folhagem entalhada. Braços rectilíneos interceptados por manchetes e rematados por macetas compostas por caneluras enroladas em forma de voluta; suporte dos braços ondulados com prolongamento das caneluras dos braços; assento trapezoidal, estofado com tapeçaria com a representação da fábula "O galo e a raposa”; Ilhargas curvilíneas; aro e aba ondulados com volutas ligadas no rebordo inferior; aba entalhada e recortada, sendo visível no centro um florão aberto com cabochão inserido, ladeado por folhagem; pernas galbadas, joelhos com cabochão inserido em reserva circular com folhagem entalhada que se estende sobre as pernas; pernas dianteiras assentes sobre rodízios e traseiras sobre socos cilíndricos.
Incorporação:
Compra - Compra do estado no leilão de bens pertencentes aos condes de Burnay
Origem / Historial:
Não se sabe ao certo qual a proveniência destas tapeçarias: Aubusson (?); Gobelins (?) ou beauvais (?). (Ver dorssier de peça)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica