MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
4064
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Metais
Denominação:
Relógio de mesa
Autor:
Callin, Gio Pietro
Centro de Fabrico:
Génova, Itália
Datação:
Século XVII (finais)
Matéria:
Madeira de casquinha, nogueira, tartaruga, bronze, vidro, metal
Técnica:
Metal fundido, cinzelado e dourado
Dimensões (cm):
altura: 73,5; largura: 57; comprimento: 24;
Descrição:
Relógio italiano, em madeira de casquinha com revestimento de tartaruga e remates em nogueira colorida a negro, imitando ébano. O mostrador de metal, tem por base uma placa de folhagens cinzeladas e douradas. A face anterior e as duas laterais são parcialmente revestidas a vidro, o que permite observar o mecanismo. A parte superior é decorada com elementos em folhagem cinzelada dourada: quatro pequenos pináculos, com motivos vegetalistas estilizados. No centro está uma figura humana, coberta com um panejamento, que deixa a sua perna esquerda flectida, a descoberto; na sua mão direita segura uma lança com ponta de seta e na mão esquerda uma ave. Os quatro pés do relógio, em folhagem cinzelada dourada, representam figuras antropomórficas, decoradas com volutas em seu torno. Mostrador: numeração romana (horas) e árabe (minutos). Maquinismo: modelo italiano; escape de palheta; pêndulo simples em pião; suspensão em fio de seda com cicloide; bate horas, meias horas e quartos de hora em duas campainhas em sistema de contagem automática.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
O autor Gio Pietro Callin descende do célebre Giovanni Pietro patriarca da grande família Callin, relojoeiros de origem alemã estabelecidos na Ligúria desde a segunda metade do século XVII. É de supor que este relógio, um dos exemplares mais antigos da colecção, datado de finais do século XVII, tenha sido adquirido pela rainha D. Maria Pia em Nápoles, em Setembro de 1883. Assim parece indicar uma factura passada nesta data, pelo antiquário Francesco Scognamiglio, estabelecido naquela cidade, onde é referida a compra de um mecanismo de idênticas características. (ANTT, AHMF, CR, 1883, Cx. 7004).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica