MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
PNQ 293/4
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Merenda de Caça no Verão
Autor:
Foit, Bernard (atrib.)
Datação:
1767 d.C.
Matéria:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 192 cm; largura: 156 cm;
Descrição:
Enquadrado por moldura "rocaille", com perfil em madeira e ornatos em "papier-machê" dourados, painel com óleo sobre tela, de pintura de cavalete, aplicada ao revestimento da parede, representando cena de merenda de caça no Verão, podendo constituír uma alegoria à estação do ano Verão. A cena é constituída por seis personagens, quatro homens e duas mulheres, sentados informalmente no chão, rodeados das suas armas e cão, que se entregam aos prazeres da conversação e da gastronomia. As figuras femininas são difíceis de identificar, pela aparência algo andrógina das figuras e pelo facto de as figuras femininas envergarem traje de caça, em moda no reinado de Luís XV, envergando casaca ou justaucorps, em quase tudo idêntico ao masculino, usado com saias; mesmo o penteado, com o cabelo empoado puxado para trás e com dois rolos sobre as orelhas, favorece essa ambiguidade. As senhoras são a que se reclina para o seu lado esquerdo, com o cotovelo apoiado na perna do cavalheiro a seu lado; usa casaca e colete brancos, de punhos salmão e adornos dourados e também laço salmão no cabelo. A outra figura feminina está sentada, em primeiro plano, de leque aberto, evidenciando calor. Usa casaca e saia salmão, com colete cor de grão e gorjeira ao pescoço. Atrás de si, um tricórnio preto, adornado com renda branca e fita salmão. São quatro as personagens masculinas. A primeira, sentada e do lado esquerdo da tela, trincha a carne e conversa; usa casaca verde, calças castanhas e botas altas. A seu lado, ao alto, as armas. Logo a seu lado, está outra figura masculina, que mal se vê, e que segura um copo. A terceira figura masculina, em cuja perna se apoia a dama reclinada, enverga calças cor de grão, casaca azul adornada, aberta e camisa branca, aberta junto ao pescoço; na cabeça tem um lenço, que talvez tenha molhado para se refrescar. O quarto homem está vestido de claro, de tricórnio preto e deita vinho da garrafa para o seu copo. Junto a si, está um galgo. Mesmo no canto, quase sem se vêr, a cabeça de outro animal. No chão, a toalha com as vitualhas, onde para além do pão e do vinho, se observa um peru ou frango. Presentes travessas e pratos em prata ou estanho e um polvilhador de açucar e uma pequena mostardeira. A estação do ano, Verão, é-nos sugerida pelos trajes leves e abertos das personagens e pelas várias garrafas postas a refrescar no pequenos ribeiro.
Incorporação:
Outro - Encomenda Real. Nº de ordem de 649 do cadastro de 1941.
Origem / Historial:
Fazendo conjunto com outros três painéis, poderão constituir uma alegoria às estações do ano. O tema da merenda de caça, a que os franceses chamam de "halte de chasse", é um tema de pintura de género, tanto quanto se sabe inédito entre nós.
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica