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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Palácio Nacional de Queluz N.º de Inventário: PNQ 293/4 Denominação: Merenda de Caça no Verão Autor: Foit, Bernard (atrib.) Dimensões (cm): altura: 192 cm; largura: 156 cm; Descrição: Enquadrado por moldura "rocaille", com perfil em madeira e ornatos em "papier-machê" dourados, painel com óleo sobre tela, de pintura de cavalete, aplicada ao revestimento da parede, representando cena de merenda de caça no Verão, podendo constituír uma alegoria à estação do ano Verão.
A cena é constituída por seis personagens, quatro homens e duas mulheres, sentados informalmente no chão, rodeados das suas armas e cão, que se entregam aos prazeres da conversação e da gastronomia. As figuras femininas são difíceis de identificar, pela aparência algo andrógina das figuras e pelo facto de as figuras femininas envergarem traje de caça, em moda no reinado de Luís XV, envergando casaca ou justaucorps, em quase tudo idêntico ao masculino, usado com saias; mesmo o penteado, com o cabelo empoado puxado para trás e com dois rolos sobre as orelhas, favorece essa ambiguidade.
As senhoras são a que se reclina para o seu lado esquerdo, com o cotovelo apoiado na perna do cavalheiro a seu lado; usa casaca e colete brancos, de punhos salmão e adornos dourados e também laço salmão no cabelo. A outra figura feminina está sentada, em primeiro plano, de leque aberto, evidenciando calor. Usa casaca e saia salmão, com colete cor de grão e gorjeira ao pescoço. Atrás de si, um tricórnio preto, adornado com renda branca e fita salmão.
São quatro as personagens masculinas. A primeira, sentada e do lado esquerdo da tela, trincha a carne e conversa; usa casaca verde, calças castanhas e botas altas. A seu lado, ao alto, as armas.
Logo a seu lado, está outra figura masculina, que mal se vê, e que segura um copo.
A terceira figura masculina, em cuja perna se apoia a dama reclinada, enverga calças cor de grão, casaca azul adornada, aberta e camisa branca, aberta junto ao pescoço; na cabeça tem um lenço, que talvez tenha molhado para se refrescar.
O quarto homem está vestido de claro, de tricórnio preto e deita vinho da garrafa para o seu copo. Junto a si, está um galgo. Mesmo no canto, quase sem se vêr, a cabeça de outro animal.
No chão, a toalha com as vitualhas, onde para além do pão e do vinho, se observa um peru ou frango. Presentes travessas e pratos em prata ou estanho e um polvilhador de açucar e uma pequena mostardeira.
A estação do ano, Verão, é-nos sugerida pelos trajes leves e abertos das personagens e pelas várias garrafas postas a refrescar no pequenos ribeiro. Incorporação: Outro - Encomenda Real.
Nº de ordem de 649 do cadastro de 1941.
Origem / Historial: Fazendo conjunto com outros três painéis, poderão constituir uma alegoria às estações do ano.
O tema da merenda de caça, a que os franceses chamam de "halte de chasse", é um tema de pintura de género, tanto quanto se sabe inédito entre nós.
Bibliografia | FERRO, Maria Inês - O Palácio e os Jardins. London: IPPAR e Scalla Books, 1997 | FERRO, Maria Inês - O Pavilhão Robillion do Palácio Nacional de Queluz. História, Arte, Construção e Restauro (1758-1940), Tese de Mestrado em Arte, Património e Retauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2000 | LEAL, Lécio da Cruz - Preceitos para uma Arte Edificante. Pintura e Gravura na corte josefina através da obra de António Joaquim Padrão (c. 1730-1771). Tese de doutoramento no ramo de História, especialidade de História da Arte, vol. I e II, FLUL. 2019, pág. 41 | |
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