MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 16 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1699
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Jorge matando o dragão
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVI d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 28,3; largura: 19,5;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira representando, no primeiro plano, São Jorge, de armadura completa, montado num cavalo branco com arreios, xairel e gualdrapa vermelhos, ostentando esta as letras GEOR. Crava a lança na boca de um dragão que jaz sob as mãos do cavalo. No plano seguinte, à esquerda, vê-se a figura de uma mulher envergando um vestido vermelho, que tem ao lado o que parece ser um cordeiro. No último plano, à direita, surge um castelo no alto de um morro. Tudo sob um céu azul, nublado.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A obra integrou o acervo da Galeria de Pintura da Ajuda, figurando na Segunda Sala - Quadros Antigos. Recebeu os números 59 e 65, respectivamente nos catálogos de 1869 e 1872. Surgia como tendo por autor Albrecht Durer, o que não se verifica. Segundo inscrição que tem no verso, em 1902 era propriedade do rei D. Carlos. Conforme o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, estava no corredor do lado norte, na designada 16.ª casa. Mais tarde foi transferida para a Salinha Encarnada, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica