MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, October 16, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
2813
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Sagrada Família e São João Baptista
Author:
B. del A Paris Chez N. Bonnart
Date / Period:
XVIII A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Measurments (cm):
height: 87,5; width: 60,5;
Description:
Óleo sobre tela representando, no primeiro plano, Nossa Senhora, envergando uma túnica vermelha, um manto azul e um lenço na cabeça, segurando com a mão esquerda o Menino, nu, que olha para São João Baptista, que está à sua direita, parcialmente coberto por uma pele, curvado e amparando-se numa vara comprida formando uma cruz. No segundo plano, à esquerda, por detrás de um arbusto, surge a figura de S. José, com uma túnica ocre, trazendo ao ombro um saco na ponta de um cajado. O fundo é de paisagem, com arvoredo e montanhas no horizonte. Tudo sob um céu azul, nublado.
Incorporation:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do rei D. Luís.
Origin / History:
O quadro integrou o acervo da Galeria de Pintura da Ajuda, figurando na Segunda Sala - Quadros Antigos e recebendo os números 31 e 27, respectivamente nos catálogos de 1869 e 1872. Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899, a peça estava, nessa altura, na Arrecadação do Piso Térreo, com o n.º 262 e avaliada em 45$000 réis. Conforme o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, encontrava-se na Galeria de Quadros, tendo sido então inventariada sob a verba X''' 183. Mais tarde foi colocada no Corredor das Estátuas e, depois, no Corredor Largo, onde se mantém. No século XIX, foi erradamente atribuída a Leonardo da Vinci.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits