MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 21 de setembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
2813
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Sagrada Família e São João Baptista
Autor:
B. del A Paris Chez N. Bonnart
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 87,5; largura: 60,5;
Descrição:
Óleo sobre tela representando, no primeiro plano, Nossa Senhora, envergando uma túnica vermelha, um manto azul e um lenço na cabeça, segurando com a mão esquerda o Menino, nu, que olha para São João Baptista, que está à sua direita, parcialmente coberto por uma pele, curvado e amparando-se numa vara comprida formando uma cruz. No segundo plano, à esquerda, por detrás de um arbusto, surge a figura de S. José, com uma túnica ocre, trazendo ao ombro um saco na ponta de um cajado. O fundo é de paisagem, com arvoredo e montanhas no horizonte. Tudo sob um céu azul, nublado.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do rei D. Luís.
Origem / Historial:
O quadro integrou o acervo da Galeria de Pintura da Ajuda, figurando na Segunda Sala - Quadros Antigos e recebendo os números 31 e 27, respectivamente nos catálogos de 1869 e 1872. Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899, a peça estava, nessa altura, na Arrecadação do Piso Térreo, com o n.º 262 e avaliada em 45$000 réis. Conforme o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, encontrava-se na Galeria de Quadros, tendo sido então inventariada sob a verba X''' 183. Mais tarde foi colocada no Corredor das Estátuas e, depois, no Corredor Largo, onde se mantém. No século XIX, foi erradamente atribuída a Leonardo da Vinci.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica